Diário Da Minha Vida

Este blog pertence a uma jovem recém-licenciada em Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Através deste blog vou transmitir aquilo que sinto, aquilo que escrevo, notícias sobre a minha maravilhosa cidade, os "meus" poemas e imagens, aqueles momentos em que me sinto profundamente triste, aqueles momentos de extrema euforia e alegria. Enfim... a minha vida tal qual como ela é! imagenspoemas@gmail.com

sexta-feira, março 31, 2006

Because of you


I will not make the same mistakes that you did
I will not let myself cause my heart so much misery
I will not break the way you did
You fell so hard
I've learned the hard way, to never let it get that far

Because of you
I'll never stray too far from the sidewalk
Because of you
I learned to play on the safe side
So I don't get hurt
Because of you
I find it hard to trust
Not only me, but everyone around me
Because of you
I am afraid

I lose my way
And it's not too long before you point it out
I cannot cry
Because I know that's weakness in your eyes
I'm forced to fake, a smile, a laugh
Every day of my life
My heart can't possibly break
When it wasn't even whole to start with

Because of you
I'll never stray too far from the sidewalk
Because of you
I learned to play on the safe side
So I don't get hurt
Because of you
I find it hard to trust
Not only me, but everyone around me
Because of you
I am afraid

I watched you die
I heard you cry
Every night in your sleep
I was so young
You should have known better than to lean on me
You never thought of anyone else
You just saw your pain
And now I cry
In the middle of the night
For the same damn thing

Because of you
I'll never stray too far from the sidewalk
Because of you
I learned to play on the safe side
So I don't get hurt
Because of you
I tried my hardest just to forget everything
Because of you
I don't know how to let anyone else in
Because of you
I'm ashamed of my life because it's empty
Because of you
I am afraid

Because of you
Because of you

Kelly Clarkson

quinta-feira, março 30, 2006

"Paixões"


A minha vida não seria a mesma coisa se:

--> não tivesse os meus pais e a minha mana sempre por perto;
--> não tivesse uma família numerosa;
--> não tivesse umas amigas que gostam imenso de mim e me estão sempre a apoiar nos momentos bons e maus da vida;
--> não existisse música;
--> não existisse cinema;
--> não existissem livros;
--> não existisse Internet;
--> não houvesse espaços verdes para passear;
--> não houvesse praias;
--> ...

quarta-feira, março 29, 2006

Fórum Coimbra


Fórum Coimbra mostrou-se aos jornalistas

Parece haver ainda muito a fazer nos 48 mil metros quadrados que tem o Fórum Coimbra, mas está garantido que dia 27 de Abril este novo espaço comercial da cidade abrirá as portas com 99% das lojas recheadas. Aquele que é considerado pela empresa promotora «um dos melhores, se não o melhor, centro comercial de Portugal» mostrou-se ontem à Comunicação Social.

«Queremos dar a Coimbra o centro comercial com mais alto nível da Europa». Mais do que uma promessa, esta é uma certeza para todos os responsáveis pela construção do Fórum Coimbra, que vem crescendo, há largos meses, numa vasta área do Planalto de Santa Clara. A menos de um mês da abertura ao público, a Multi Development abriu ontem as portas deste novo centro comercial à Comunicação Social e mostrou por que é que não tem dúvidas em considerar que construiu em Coimbra «um dos melhores, se não o melhor, centro comercial de Portugal».
Depois de quase uma hora de visita pelo interior dos três pisos do edifício, fica a ideia de que será difícil cumprir os calendários previstos. As lojas ainda estão “nuas” e muitas ainda em obras, os corredores ocupados por máquinas ou contraplacados, e uma grande parte dos acessos está ainda em terra batida. Mas não. A Multi Development garante que no dia 26 de Abril estará tudo pronto para uma «festa especial» de inauguração e, um dia depois, para abrir as portas a todos os que queiram conhecer de perto – e fazer compras – neste novo espaço comercial da cidade e da Região Centro.
Quando abrir as portas, o Fórum Coimbra terá para oferecer uma vista especial sobre a cidade e o rio, das duas esplanadas viradas para a margem direita. Mas não só. Num espaço com 48 mil metros quadrados, dividido por três pisos, será possível visitar 146 lojas dos mais variados produtos, com destaque para o hipermercado Carrefour (18 mil metros quadrados) e a primeira loja FNAC da Região Centro, ontem apontadas como as «lojas âncora» deste novo centro comercial, a que se juntam a H&M e a C&A (pronto-a-vestir), a Rádio Popular (electrodomésticos) ou as seis salas de cinema Lusomundo.
«É um dos nossos maiores trunfos, o facto de termos lojas que não existiam em Coimbra», constatou Benno Van Geller, destacando, no entanto, o facto de no Fórum Coimbra se irem instalar 34 lojas de empresários locais, correspondendo a 23% da área comercial do empreendimento, que tem já 99% do espaço comercializado.

Certeza da liderança

Argumento que levam a que o director-geral da Multi Development acredite que o Fórum Coimbra terá para oferecer aos clientes (esperam-se uma média de nove milhões por ano) «um nível que só se encontra fora da cidade neste momento». De tal maneira que nenhum dos responsáveis pela gestão deste centro comercial está preocupado com a concorrência.
«Estamos aqui, efectivamente, para liderar o mercado, porque somos o melhor produto», declarou Paulo Sarmento, director comercial, não tendo dúvidas de que o Fórum Coimbra está «melhor colocado, é maior e mais bonito» do que os espaços do género existentes na cidade. «Um é essencialmente um grande hipermercado, mas que não nos oferece grande concorrência. O outro, o Dolce Vita, é inferior ao nosso em termos de dimensão e que não incluiu marcar tão boas como as nossas», rematou o responsável.
Considerado como «uma alavanca de desenvolvimento para o Planalto de Santa Clara», o projecto do Fórum Coimbra foi criado tendo em conta «a Cultura e a História da cidade» e de forma a proporcionar «um ambiente natural, onde as pessoas da geração actual e das gerações futuras possam trabalhar e viver com todo o conforto».
Foi com base nestes princípios que o grupo de arquitectos holandeses, liderado por Stuart Rough – que ontem também acompanhou a visita ao espaço – criou no Fórum Coimbra três grandes praças baseadas em ambientes diferentes. A Praça da Água (no terceiro piso), com tons frios (azuis e verdes) e elementos decorativos que remetem para o gelo (cubos transparentes suspensos); a Praça do Fogo (no segundo piso), com os tons de encarnados e laranjas das chamas e, por fim, a Praça da Terra (no primeiro piso), com elementos decorativos ligados a esta temática. O mesmo acontece com os corredores de cada piso.

terça-feira, março 28, 2006

Amor


Para mim o Amor é:

Amar os meus pais porque devo a eles a minha existência;
Amar a minha mana porque uma vida sem irmãos seria muito mais solitária e por ela ser muito minha amiga;
Amar o meu avô por ele ser uma pessoa muito especial para mim;
Amar a minha tia por ela gostar muito de mim e me dar atenção quando mais necessito;
Amar a minha prima por passar momentos inesquecíveis com ela;
Amar os restantes membros da minha família apesar de alguns elementos da minha família já não os ver desde 2004;
Amar as(os) minhas(os) amigas(os) porque uma vida sem elas/eles não seria a mesma;
Amar o "meu" papagaio por ele me proporcionar momentos de pura diversão;
Enfim... Amo a minha vida em geral apesar de todas as coisas boas ou más que ela possa acarretar.

Frase...


"Adiar decisões é sinónimo de fraqueza e falta de maturidade. É querer manter um pé em terra firme e, ao mesmo tempo, desejar saltar dali para fora. Claro que a estratégia não resulta e só provoca um crescente desconforto interno. Depois da tomada de decisão, pode até haver um período de autêntica travessia no deserto, mas, apesar de o caminho ser penoso, importa acreditar que o que nos espera é algo bom e é aí que reside a esperança. O povo costuma dizer "enquanto há vida, há esperança". A ideia oposta é, a meu ver, muito mais real, isto é, "enquanto há esperança, há vida!. A esperança constitui uma energia interna que cresce a cada momento e que nos torna capazes de derrubar muros que considerávamos intransponíveis. Mas não se pode confundir esperança com passividade. Nada disso! Quem espera que as coisas que caiam do céu sem ter de se esforçar não se encontra motivado pela esperança. Acredita simplesmente na sorte e deixa-se andar."

Teresa Paula Marques, mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica

segunda-feira, março 27, 2006

Parque Verde do Mondego


Primeiro foram uns vândalos que atearam fogo à mascote do Parque Verde (era um urso enorme feito de relva artificial) e agora são as águas do Mondego que começam a destruir as esplanadas... :o(

E a tristeza continua...


Polis tinha sido alertado pela Protecção Civil

Polis já saberia, pela Protecção Civil, que abertura no aterro não suportaria pressão da água, em caso de aumento do caudal do Mondego. Empresa responsável pela obra da ponte abriu canais para desviar corrente do rio e entrega hoje relatório com explicações.

A Protecção Civil já havia alertado a direcção do Polis para a possibilidade de a saída para a água do Mondego, aberta no aterro que suportava os pilares da ponte pedonal, ser «muito pequena» para suportar a pressão de «grandes caudais». Carlos Gonçalves considerou que a dimensão do canal até era «suficiente» para quando o leito do rio era normal, o que não acontece agora com o nível da água a aumentar decido ao efeito das últimas chuvadas e das descargas da Barragem da Aguieira.
O coordenador municipal da Protecção Civil – que ontem à tarde, já no Parque Verde, se recusou a prestar mais declarações sobre o assunto e remeteu todas as explicações «para a direcção do Polis e para o INA» - de manhã garantiu que o acesso às esplanadas do Parque Verde se irá manter interdito até que se proceda à recuperação daquela zona. O rebentamento do aterro que suportava os pilares da ponte pedonal, na madrugada de sábado, fez com que a zona entre esta infra-estrutura e o Parque Dr. Manuel Braga ficasse «muito fragilizada», justificou o responsável, preocupado com o facto de a corrente do rio Mondego se encontrar «muito forte».

Deveria existir “articulação prévia”

De tal maneira que parte do primeiro lance de esplanadas, que sábado se encontrava danificado, ontem à tarde já estava submersa no Mondego. «Trata-se de uma medida de precaução inevitável», afirmou, a que o responsável municipal pela Protecção Civil junta um pedido à Barragem da Aguieira para que reduza o nível das descargas com o objectivo de «diminuir o caudal do rio» e, consequentemente, «não aumentar a corrente». Seja como for, ontem à tarde, a água corria no rio a grande velocidade junto ao Parque Verde do Mondego, mesmo depois das medidas que foram sendo tomadas, desde sábado, pela empresa responsável pela obra da ponte.
«Estão a realizar-se trabalhos no sentido de retirar parte do aterro possível para permitir o escoamento das águas e permitir a protecção da margem direita», explicou João Rebelo, representante da autarquia na direcção do Polis, contactado pelo Diário de Coimbra. Fonte do Polis complementou a informação do vereador, adiantando que, para além da abertura «de canais» para «desviar o rio», durante a semana está previsto «um reforço da margem direita no sentido de garantir a sua segurança». «A preocupação é agora garantir a segurança das pessoas e do Parque Verde» adiantou, confirmando que «ainda não há prazos estimados» para «reconstruir tudo o que ficou destruído» e, portanto, para voltar a ser possível ter acesso à zona de esplanadas.
Questionado sobre uma possível falha na coordenação entre o Polis e as entidades responsáveis pelas descargas na Barragem da Aguieira, o vereador afirmou que «a realização da obra [da ponte pedonal] pressupõe uma articulação prévia entre as várias entidades», mas escusou-se a tecer mais comentários, até porque a direcção do Polis espera para hoje um «primeiro relatório» da empresa responsável pelos trabalhos com explicações sobre o que se passou. «Não faço mais comentários sem esse relatório. Primeiro, também eu quero saber o que se passou», rematou.
Recorde-se que a ponte pedonal sobre o Rio Mondego, a que já decidiram chamar “Pedro e Inês”, está integrada no programa de requalificação urbana Polis e deverá estar concluída até Maio. A estrutura corresponde a um investimento da ordem dos quatro milhões de euros e tem projecto assinado pelos engenheiros Adão da Fonseca e Cecil Balmond. A obra foi adjudicada à empresa Soares da Costa que agora será também responsável, juntamente com o Polis, pela reconstrução de tudo o que ficou danificado este fim-de-semana.

domingo, março 26, 2006

Que tristeza!


Mondego “comeu” margem do Parque Verde

Força das águas do Mondego rebentou com aterro que suportava os pilares da ponte pedonal e destruiu parte da margem do Parque Verde. Protecção civil cortou, com concordância de comerciantes, o acesso às esplanadas dos bares concessionados.

Quem ontem escolheu o Parque Verde para passear teve oportunidade de assistir a um verdadeiro cenário de destruição. O aterro que suportava os pilares da nova ponte pedonal sobre o Mondego não aguentou a força das águas do rio e rebentou, durante a madrugada de ontem, destruindo parte da margem direita, no Parque Verde, e danificando o primeiro lance de esplanadas dos quatro espaços comerciais que funcionam naquela zona.
João Rebelo adiantou ao Diário de Coimbra que nada fazia prever esta situação, até porque sexta-feira à noite, de acordo com informações dos trabalhadores da obra, «tudo estava normal». Mas Vítor Leite, segundo mestre do barco “Basófias”, garante que o que aconteceu ontem com as águas do Mondego «era mais que previsível».«Nós avisámos muitas vezes os engenheiros da obra. Nunca ninguém me deu ouvidos», lamentou quem está mais que habituado a navegar no Mondego e conhece a força destruidora das águas de um rio, «especialmente quando não as deixam correr», desabafou.
Tudo indica que o caudal do Mondego tenha aumentado devido à chuva que tem caído mais intensamente nos últimos dias que, consequentemente, obriga também a um aumento das descargas na Barragem da Aguieira e do caudal do rio Ceira. Vítor Leite diz que, inicialmente, «a água ainda corria por uma abertura» deixada junto à margem esquerda, mas que ultimamente «taparam tudo». «É incompreensível. Nem na Ponte Vasco da Gama taparam o rio todo, como é que fazem uma coisa destas numa ponte como esta?», questionou.

Destruição detectada de manhã

Foi Vítor Leite quem ontem, eram cerca das oito da manhã, se deparou com o cenário de «destruição» e que contactou a Protecção Civil que, de imediato, com a concordância dos responsáveis pelos quatro espaços comerciais do Parque Verde, interditou o acesso às esplanadas, construídas sobre o rio. Ao final da tarde de ontem o perigo de destruição do primeiro lance de esplanadas era visível e iminente, uma vez que os pilares assentes no rio se foram destruindo, ameaçando arrancar a esplanada a qualquer momento.De manhã, a força da água ainda não tinha feito estragos, mas ao início da tarde, a corrente descontrolada do Mondego já tinha “comido” a margem do Parque Verde, entre a ponte pedonal e as esplanadas, levando o paredão, as pedras do passeio e muita terra e relva.
«Já lá vão mais de cinco metros e, se não controlam isto, vai o resto», garantia Vítor Leite, atento aos trabalhos que já decorriam na ponte pedonal. A ele juntaram-se muitos outros curiosos, alguns até munidos de binóculos que, admirados com a forte corrente do rio e com as movimentações da obra, tentavam encontrar as melhores explicações para o sucedido. «Está aqui uma coisa esperta», comentava um casal, olhando para a ponte.Na obra estiveram, grande parte da tarde, uma equipa de fiscalização do Polis, assim como o projectista e trabalhadores da empresa responsável pela obra que, chamados de emergência, tentavam, com a ajuda de uma retroescavadora giratória desviar a corrente do Mondego para longe da margem direita e encontrar a melhor solução para a segurança da obra, mas também do Parque Verde. O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Horácio Pina Prata, também esteve no local «para acompanhar o processo e prevenir alguma eventualidade», explicou ao Diário de Coimbra.

Aterro devia ter sido tirado até ao dia 22

Foi, no entanto, o vereador João Rebelo, representante da autarquia no Polis, quem explicou o que já todos tinham percebido. «Houve um aumento do caudal do rio que levou ao rebentamento daquela zona», adiantou ao nosso Jornal. «A chuva tem sido muita, a barragem começou a despejar mais água e há ainda o rio Ceira», continuou o vereador para justificar o «aumento da velocidade» da água e as consequências que daí resultaram para o Parque Verde e para os espaços comerciais ali concessionados.Embora não se encontrasse no local, o vereador confirmou os prejuízos no Parque Verde e admitiu que há ali «aspectos que têm de ser reparados» pela empresa responsável pela obra. Até porque, continuou, o aterro que suporta, desde 14 de Janeiro, a toda a largura do Mondego, os pilares da ponte «estava previsto ser tirado até ao dia 22 deste mês». Há três dias, portanto, o que não aconteceu.Ontem, depois da devastação provocada pelas águas, técnicos, fiscais, projectistas e responsáveis avaliavam a possibilidade de «retirar o aterro» sem que isso ponha em perigo a obra. Ao final da tarde, sempre sob o olhar atento de muitos cidadãos que chegavam ao Parque Verde, já quatro camiões e duas retroescavadoras tentavam retirar grande parte do aterro e “estancar” a acção das águas do Mondego sobre a margem direita, nomeadamente sobre as esplanadas. Isto enquanto trabalhadores da empresa responsável pela obra retiravam, em braços, todos os materiais colocados junto aos pilares da nova ponte.

sexta-feira, março 24, 2006

As minhas colecções


Gosto muito de coleccionar:
--> selos;
--> postais nacionais e estrangeiros;
--> cartões de Boas Festas;
--> cartões de Aniversário;
--> moedas nacionais e estrangeiras;
--> folhinhas queridas (lembram-se?);
--> papel de carta;
--> tenho uma colecção enorme das revistas do Clube Juvenil da Verbo;
--> canetas;
--> calendários;
--> cadernetas de cromos;
--> bilhetes de cinema;
--> etc.

Agora não me lembro de mais nenhuma. E vocês, fazem colecção de alguma coisa?

quinta-feira, março 23, 2006

Pólo Norte - Aprender a ser feliz


"Andar, nesta estrada,
Por caminhos incertos,
Tão longe e tão perto
do que eu quero ser.

Cantar, uma balada,
De sonhos despertos,
De braços abertos,
Para te conhecer.

Mas na verdade estou aqui para te sentir
Para te ver a sorrir.

Estou a aprender a ser feliz
Aquilo que eu vou ser ninguém me diz.
A guitarra que só toca por amor,
Não acalma o desejo, nem a dor.

Bem vês, companheira,
Eu parto sozinho,
Percorro o destino
Às vezes sem querer.

Talvez, também queira,
Cantar-te baixinho
Dar-te o meu carinho,
E tudo esquecer.

Mas na verdade estou aqui para te sentir
Para te ver a sorrir.

Estou a aprender a ser feliz
Aquilo que eu vou ser ninguém me diz.
A guitarra que só toca por amor,
Não acalma o desejo, nem a dor."

quarta-feira, março 22, 2006

Dia Mundial da Água


A água é um recurso escasso e essencial à vida.

terça-feira, março 21, 2006

Dia Mundial da Árvore

Uma árvore, um amigo! (Letra e Música de Joel Branco)

"Uma árvore,
um amigo
que devemos bem tratar
um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.

Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza
que protege a Natureza
e purifica o nosso ar.
Dá-nos a madeira
e tanta coisa que fascina
a cortiça ou a resina
mais a fruta no pomar.
Oh! Vamos fazer uma floresta
Vem plantar amigos, uma festa
tão rica e modesta
vamos semear.

Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar
vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida
que uma árvore esquecida
pode ás vezes ajudar."

segunda-feira, março 20, 2006

Alguém se lembra destes desenhos animados?





domingo, março 19, 2006

Recordar é viver... ;o)


"Pim, Pam, Pum,
Cada bola mata um,
p'ra a galinha e p' ro perú,
quem se livra és mesmo tu."

"Tão-balalão,
cabeça de cão,
orelhas de gato,
não tem... co-ra-çããããão!"

"Que linda falua, que lá vem, lá vem,
é uma falua que vem de Belém,
vou pedir ao sr. barqueiro que me deixe passar,
tenho filhos pequeninos (...)
e alguém ficará, se não for a mãe da frente,
é o filho lá de trás"

Alguém se lembra de mais alguma? Se sim, faz favor de deixar comentários!

sábado, março 18, 2006

...


First day of my life by Melanie C

"So I found the reason to stay alive
Try a little harder see the other side
Talking to myself, too many sleepless nights
Try to find a meaning to this stupid life

I don't want your sympathy
Sometimes I don't know who to be

[Chorus:]
Hey, what you’re looking' for?
No one has the answer, they just want more
Hey who's gonna make it back?
This could be the first day of my life

So I found the reason to let it go
Tell you that I’m smiling' but it's too mean to grow
Will I find salvation in the arms of love?
Will it stop me searching?
Will it be enough?

I don't want your sympathy
Sometimes I don't know who to be

[Chorus:]
Hey, what you're looking' for?
No one has the answer, do you just want more
Hey who's gonna make it back?
This could be the first day of my life

The first time to really feel alive
The first time to break the chain
The first time to walk away from pain

[Chorus:]
Hey, what you're looking' for?
No one has the answer, will you just want more
Hey, who's gonna make it back?
This could be the first day of your life

Hey, what you're looking' for?
No one has the answer, they just want more (ooh, yeah)
Hey, who's gonna shine a light?
This could be the first day of my life"

Adoro esta música, não me canso de a ouvir.

quarta-feira, março 15, 2006

Exercício Físico


Ontem eu e uma amiga minha decidimos ir jogar basket para o campo que há perto do Continente para desgastar algumas calorias por causa dos excessos que tínhamos cometido no domingo! Primeiro tivemos um bocadito sózinhas a tentar encestar durante algum tempo. Depois vieram dois rapazinhos ter connosco e perguntaram se nós queríamos jogar dois contra dois e nós dissemos que sim (claro!). Passado um bocado vieram mais dois rapazinhos e estivemos a jogar três contra três. Formamos duas equipas: eu e mais dois rapazes e a outra amiga minha e mais dois rapazes. Acho que nunca tinha passado tanto "mico" na minha vida! Já não me lembrava das regras do basket e quando tentava encestar dava sempre tudo pro torto... Mas mesmo assim, acho que ainda consegui encestar uma ou duas vezes! Escusado será dizer que a minha equipa perdeu... :o(

Cheguei a casa toda suada e tive que mudar de roupa para não me constipar. Depois de jantar doíam-me imenso as pernas, mas vá lá que hoje não estou a sentir dores nenhumas! Espero que a outra minha amiga também já esteja recuperada.

Foi um fim de tarde memorável e quero voltar a repetir. Mas desta vez... só com gaijas! Para não passarmos vergonhas à frente dos rapazes... LOL

terça-feira, março 14, 2006

Tobias


Apesar deste papagaio não ser meu, faz-me imensa falta. Passo momentos de pura diversão com ele. ;O)

segunda-feira, março 13, 2006

Passeio


No dia 12 de Março (domingo) fui até à Figueira com mais cinco gaijas! Era suposto só irmos lanchar, mas saímos um bocadito tarde de Coimbra e acabamos por jantar por lá. Fomos lanchar à Emanha. Nunca tinha lá ido e os gelados são simplesmente deliciosos e ainda por cima tem a vantagem de se escolher os sabores que se quer. Eu tinha que escolher logo o meu sabor preferido que é... adivinhem lá... chocolateeee! eh eh eh

Depois de sairmos da Emanha e antes de irmos jantar fomos até Buarcos ver o mar. Já tinha saudades... como pisciana que sou adoro o mar (quando está mansinho e a água não está muito gelada, claro!).

Fomos jantar a um bar chamado Cocktail que "vende" hamburgueres, bifanas e comida desse género. Eu partilhei uma bifana com uma rapariguinha brasileira muito simpática e bebi um mega sumo de maracujá. Devia ser quase meio litro... LOL

Por volta das 23 horas viemos embora e chegamos a Coimbra quase à meia noite. Foi um dia muito bem passado e agora que vem aí a Primavera temos de ir variando os sítios dos nossos lanchinhos. ;o)