Mais um...
SMS e e-mails podem vir a ser taxados
O Parlamento Europeu está a estudar uma proposta que passa pela aplicação de uma taxa sobre o correio electrónico e as mensagens de texto dos telemóveis (SMS).
A proposta foi apresentada por Alain Lamassoure, eurodeputado francês, do grupo Popular, noticia o «Jornal de Notícias», que cita a «Reuters».
Na prática, Alain Lamassoure quer que cada SMS passe a pagar um imposto de 1,5 cêntimos de euro e 0,00001 cêntimos de euros por cada correio electrónico enviado. «São minúcias», declarou o eurodeputado, «mas tendo em conta os biliões de transacções que se fazem por dia», em todo o Mundo, «isto poderá gerar imensos lucros».
O dinheiro desta potencial taxa serviria, posteriormente, para financiar os fundos comuns da União Europeia, funcionando como «impostos europeus».
A agência «Reuters» refere, ainda, que a UE está também a analisar a possibilidade de serem criados outro tipo de taxas, designadamente, sobre os bilhetes de avião ou sobre companhias petrolíferas.
Este tipo de medida é apoiada pela maioria dos governos, eurodeputados e pela Comissão Europeia, que têm vindo a estudar a melhor forma de avançar com os novos impostos.
Notícia retirada da Agência Financeira do IOL