sábado, dezembro 27, 2008
No segundo dia de estadia em Grenoble, a minha mana pôs o despertador do telemóvel para as 8h30m, mas na realidade eram 9h30m (em França é mais uma hora). Tivemos que nos arranjar muito depressa para conseguirmos chegar ao Minatec (local do congresso) a tempo do coffee break das 10h30m (nesse dia o nosso reforço do pequeno-almoço foi cházinho de tília ou de lúcia-lima e miniaturas - croissants, croissants recheados com chocolate e pão de passas). Antes de chegarmos ao Minatec ainda passamos pela mesma pastelaria onde tinhamos comprado as fatias de pizza para comprar um croissant recheado com doce de ovos e amêndoas para mim e um pão de passas para a minha mana. Quando chegamos ao local do congresso, reparei que tinha o kispo todo sujo, do lado direito, com doce de ovos. É o que dá ser gulosa e ter ido a comer pelo caminho... ;o) Lá tivemos nós que ir até à casa de banho para lavar o kispo com água e sabonete. Depois do pequeno incidente, a minha mana foi para as conferências e eu fiquei sentada à espera dela nos sofás até às 13h. Quando ela se chegou perto de mim, reparou que o meu kispo tinha ficado todo manchado. Então, o que fizemos nós? Voltamos a ir à casa de banho e com um daqueles toalhetes do avião, limpei a zona que estava manchada e ficou bem melhor.
A seguir, fomos escolher restaurante para almoçar. Acabamos por ir a um restaurante chinês/vietnamita e pedimos nems (tipo crepe chinês, mas redondo e mais pequeno que se embrulhava em folhas de alface), carne de porco com bambus e arroz branco. Para beber, pedimos chá de jasmim.
Depois de almoço, lá fomos nós até ao local do congresso outra vez. Fiquei sentada nos sofás até à hora do coffee break (que era das 16h30m até às 17h). O nosso lanche foi parecido com o pequeno-almoço (cházinho de tília ou lúcia-lima com bolachinhas). Quando acabamos de lanchar, ela foi outra vez para as conferências e eu fiquei sentada nos sofás até às 19h.
A seguir, fomos até ao Hotel comer uma fatia de bolo de chocolate (que a minha mãe tinha feito no domingo para nós levarmos) e depois fomos escolher o restaurante para jantar. A nossa escolha recaiu sobre um restaurante indiano e pedimos daquele pão tradicional indiano, borrego com frutos secos e arroz com amêndoas, cajus e passas. Para beber, pedimos dois sumos de manga (que estava uma delícia).
E assim, se foi mais um dia...
sábado, dezembro 20, 2008
Coimbra-Lisboa-Lyon-Grenoble
Para mim, para a minha mana e para os meus pais o dia 8 de Dezembro começou bem cedo. Como o avião partia de Lisboa rumo a Lyon às oito da manhã, tivemos que nos levantar por volta das quatro para sair de Coimbra às cinco da matina. Até Leiria estava bastante nevoeiro, por isso, tivemos que ir muito devagar. De Leiria até ao Aeroporto de Lisboa o meu pai foi sempre a assapar porque já estava a ficar tarde e eu e a minha mana ainda perdíamos o avião. Quando chegamos ao Aeroporto fomos logo fazer o check-in, tomar o pequeno-almoço e depois despedir dos nossos pais.
O avião era da TAP, mas era operado pela Portugália. Nunca tinha andado num avião tão pequeno (ao todo tinha quarenta e nove lugares - um lugar do lado esquerdo por fila e dois lugares por fila do lado direito). Pensei cá para os meus botões: "Será que o avião não se vai desmanchar todo?". Enganei-me profundamente: a viagem foi super tranquila e por volta das 11h20m o avião aterrrou no Aeroporto Saint-Exupéry (o aeroporto de Lyon).
Tivemos que esperar até às 12h30m pela camioneta que nos levaria até Grenoble. A viagem demorou cerca de uma hora e pouco.
Quando chegamos a Grenoble fomos logo directas ao Hotel para deixar as malas. Como não sabíamos onde ficava o Hotel tivemos que perguntar a uma transeunte. Ela foi bastante simpática e não tivemos qualquer dificuldade em encontrar o Hotel. Depois de deixarmos lá as malas, fomos ver algum sítio onde se pudesse almoçar. Como já estava fora da hora de almoço, acabamos por comprar duas fatias de pizza e uma tarte de maçã numa pastelaria e um sumo de frutos vermelhos num supermercado.
Comemos e fomos logo de seguida ver onde é que era o sítio do congresso. Andamos um bocado perdidas, mas acabamos por encontrar. Quando lá chegamos, ela foi "inscrever-se" e depois foi para as conferências. Eu fiquei cá fora sentada à espera dela nuns sofás super confortáveis.
As conferências acabaram por volta das 18 horas, dirigimo-nos ao Hotel e depois fomos procurar um sítio para jantar. Acabamos por ir a uma brasserie (cervejaria) e pedimos grelhada mista que vinha acompanhada com batatas fritas e salada e uma espécie de "tortilha" que vinha recheada com batatas cortadas às rodelas e bacon (o recheio era tipo o sabor das massas carbonara).
Depois de jantar, fomos descansar para o Hotel.
E assim se passou o primeiro dia de estadia em Grenoble.
Cenas dos próximos capítulos nos posts seguintes...
sábado, dezembro 13, 2008
Telegrama
Voltei ontem de Grenoble, STOP.
Adorei a viagem, STOP.
Desenvolvimento da viagem, por dias, nos próximos posts, STOP.